ESSAOUIRA - MARROCOS

 

Esta é a paisagem que vemos quando vamos a Essaouira, em Marrocos, as casas das pequenas vilas chegam a se confundir com as montanhas, passando quase despercebidas.  Este cenário se perpetua kms por kms, parecendo que a imagem foi congelada, da janela do carro, olhamos para o cenário e nos perguntamos, como pode as pessoas gostarem de viver aqui? sem o mínimo para sobrevivência de um ser humano!!! Engana-se quem pensa que Marrocos é só pobreza, em Marraquexe, a parte nova da cidade, as mulheres desfilam roupas em seda, combinando com os lenços, sempre muitas maquiadas e nesta região é como se tivéssemos na Europa, as mesmas marcas que se vende aqui, estão por lá, tdo muito glamoroso.

 

No meio do caminho entre Marraquexe e Essaouira, paramos para conhecer uma cooperativa de extração de óleo de Argan, considerado o ouro de Marrocos. Parece estranho estas cabras paralisadas, na realidade não entendemos o meio que eles usam para deixa-las assim, O motivo é mostrar que são as cabras que fazem a colheita das sementes do argan, Ao comer, eles quebram, porque as sementes são revestidas por uma casca muito grossa.

Esta cooperativa foi criada, a principio com o objetivo de criar meios de subsistência às mulheres vítima de violência doméstica, o método é bem rudimentar, as castanhas são quebradas uma a uma e depois imprensada num moinho de pedras, onde cai o oleo, depois elas colocam as sementes trituradas numa bacia com água, onde acabam extraindo mais alguma quantidade de óleo, o bagaço é utilizado no fabrico de outros produtos. Gostaria de registrar aqui, que estivemos em Marrocos por duas vezes e nenhuma delas tivemos qualquer inconveniente, tivemos alguns cuidados básicos, como não se deixar levar pelas propostas de "nos ajudar" e também não ficávamos na rua até altas horas.

Centro de Essaouira, é um país com grande nr de pessoas.

Extração do Argan, em Essaouira, na frente das lojas para mostrar como é o processo de extração e suas diversas fases. Quando vc vê o trabalho que dá, acaba como eu, pagando 20€ em 100ml do óleo milagroso, que nos promete juventude eterna...rsrsr

No chão, do lado esquerdo da foto, são os moinhos de pedras para extração do óleo

Porto de Essaouira, 

Porto de Essaouira, aqui come-se as famosas douradas, como eu já tinha saudade de um peixe grelhado, sentamos num restaurante de frente ao mar e pedimos uma dourada, foi a maior decepção, ela é escura e de uma sabor não familiar. na segunda viagem segui algumas indicações e fomos nuns quiosques, tbm enfrente ao mar, muito simples, vc escolhe os mariscos e peixes no balcão e eles grelham na hora, pagamos 50€ para 4 pessoas, aí sim, comemos muito bem, num grande banco onde se misturava turistas e pescadores.

A cidade tem 63.000habitantes e é considerada uma das melhores praia de Marrocos, pelo seu extenso areal, dunas e pelo centro histórico. Foi tbm classificada pela Unesco, em 2009, como património mundial, uma mistura de cidade do sec. XVIII, com um povoado medieval, muralhas, canteiros de flores e pelo oceano Atlântico. O forte daqui, foi construído pelos portugueses em 1506.

Praia, banha a cidade, o mar fica de frente para Medina.

Eu sempre falo com muita alegria sobre esta viagem, em Essaouira trouxemos muitas louças, são muito baratas e feita à mão, quando fomos a moeda deles era desvalorizada em 10x face ao euro, então torna-se um local interessante para viajar sem gastar muito. Marrocos me faz lembrar Belém do Pará, uma mistura de cores e sabores, aqui tudo é muito intenso e mexe com nossas emoções, é impossível vc se manter apático a este país. Em outra página vou contar a experiência no deserto de Saara. Deixe mensagens, interaja connosco, conte suas experiencias tbm.







 


Sem comentários:

Enviar um comentário