ILHA DE SÃO MIGUEL - AÇORES

 

Estivemos na Ilha de São Miguel nos Açores e a experiência foi inesquecível. A Ilha de São Miguel é rural, de um verde espetacular, só vi coisa igual quando estive na Amazônia brasileira. Esta é a Lagoa das 7 cidades, foi formada por explosões vulcânicas, uma é azul e a outra verde, nos deixamos levar pela beleza natural que somos capazes de ficar horas admirando. 
A Lagoa das 7 cidades tem uma área de 4,3km e profundidade máxima de 29 metros. Houve uma explosão e a terra abateu formando as lagoas, por é isso é classificada como uma das maiores caldeiras de abatimento do mundo, conserva vestígio de vegetações primitivas do arquipélago, como o cedro-do-mato. Andamos muitos por esta região e para cada lugar que você olha, surge uma nova paisagem, uma nova lagoa, um novo relevo. 
Passamos quase uma semana para conseguir tirar estas fotos, nos Açores tem sempre nevoeiro nas primeiras horas da manhã, talvez por isso o verde é tão bonito.
Há uma ponte separando as duas lagoas e a medida que vamos descendo, vamos ficando ao nível da água. o bom é andar a pé e desfrutar da beleza natural, encontrando flores, pássaros, lagoas, sem deixar de andar pela povoação das 7 cidades. Na lateral da lagoa tem um grande relvado onde pode fazer um piquenique, andar de bicicleta, canoagem, nadar e caminhar pelos trilhos à beira da lagoa.







No final do dia fomos conhecer a produção dos queijos da ilha de São Miguel, eles são enormes, de cor amarelada, sabor bastante intenso, leva 9 meses para fazer a cura e é simplesmente fantástico para entradas, ou no final da refeição acompanhar um bom moscatel de Setúbal.

No outro dia, logo cedo fomos conhecer as plantações dos famosos ananás dos Açores, são pequenos, de um doce extremamente acentuado, aas folhas da ponta do fruto são pequenas, este fruto só dá na Ilha dos Açores, há 150 anos. Vimos os homens pintando os tetos das estufas de brancos e perguntamos o porque, é para proteger as folhas nas estações mais quentes: primavera e verão. Dizem que os portugueses descobriram a fruta na época da colonização d Brasil e a trouxeram para o Arquipélago.
Igreja Nossa Senhora da Paz em Vila Franca do Campo
A subida é maravilhosa, no topo podemos ver uma vista magnifica do mar, lá que encontra o Ilhéu de Vila Franca do Campo onde costuma acontecer os campeonatos do mundo de saltos.

Aqui é muito comum ver a combinação de concreto com madeira escura.
Por todos os lugares que passamos por S. Miguel, é tudo muito limpo e preservado, as pessoas são hospitaleiras e durante os 10 dias que passamos lá, não houve nenhum incidente, parece que stress não existe por aqui, gostamos tanto que 2 anos depois voltamos novamente, aqui é o local do mundo onde se descansa de verdade.


Plantação de Taioba, achei interessante fazer o registro porque no Brasil, na época que eu morava lá, a taioba era usada apenas como decorativa e aqui na Ilha, os tubérculos desta planta são colocadas no cozido, em outra página vou explicar como se processa o cozido à portuguesa aqui.



Sem comentários:

Enviar um comentário